Equipe

naka

Luciano Nicolás Naka (PhD, Louisiana State University)

Luciano é natural de Buenos Aires, Argentina, mas mora no Brasil desde o Pleistoceno Superior. Formado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998). Mestre em Ecologia Tropical pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) (2001) e Doutor em Sistemática, Ecologia, e Evolução pela Louisiana State University, EUA (2010). Desde 2012 é Professor Adjunto do Departamento de Zoologia da UFPE, curador da Coleção de Aves e responsável pela Ornitolab.

Suas principais linhas de pesquisa incluem diversos aspectos da ornitologia, incluindo Ecologia, Biologia Evolutiva, Biogeografia, e Bioacustica. Se interessa especialmente em obter dados moleculares, bioacústicos, e espaciais para melhor entender os processos evolutivos responsáveis pelos atuais padrões de distribuição.

Link para o cv: http://lattes.cnpq.br/2767171601552525

 

mario

Mario Ferreira da Silva (Taxidermista, UFPE)

Seu Mario faz parte do acervo permanente da Coleção de Aves da UFPE. Ele é livre para ir e vir, mas eventualmente será tombado na coleção que ajudou a criar. Na UFPE desde 1967, Mario foi responsávelpela preparação de >90% dos espécimes, e continua ativo, tanto no laboratório, como em campo.

 

daniDaniele Mariz (Técnica das Coleções, UFPE)

Dani participa de todas as atividades da coleção, incluindo a preparação de espécimes, saídas de campo e tombamento do material da coleção.

 

 

Bruna Mirely da Costa (Bióloga, UFPE)Bruna Mirely da Costa

Bruna acabou de defender a sua monografia (Março de 2014) estudando a capacidade de dispersão de aves amazônicas. Sua monografia, intitulada “Capacidade de dispersão das aves de ambientes ribeirinhos no baixo Rio Branco, Roraima”, teve por objetivo avaliar se variáveis morfológicas e morfométricas explicam o sucesso ou fracasso das aves em atravessar um corpo d’água em experimentos de dispersão.

raissa-lq Raíssa Guerra (Bióloga, UFPE)

Raíssa também defendeu sua monografia recentemente (Março de 2014) na área da biacústica com o trabalho intitulado: “Variação vocal de três espécies de papa-formigas (Aves: Thamnophilidae) associada a uma barreira ribeirinha na bacia do Rio Branco, Amazônia”. O objetivo do estudo era avaliar a existência de um padrão geográfico de variação vocal associado a uma barreira ribeirinha na Amazônia em três espécies de aves da Família Thamnophilidae com diferentes graus de diferenciação genética e morfológica.

Jonathan  Jonathan Ramos (Ciências Ambientais, UFPE)

Jon está no último ano da graduação, e está desenvolvendo sua monografia com o ‘Efeito do corte seletivo de madeira na riqueza e abundancia de aves endemicas da Caatinga na Chapada do Araripe’. O objetivo do trabalho é avaliar como o corte seletivo de madeira em uma área de manejo florestal afeta algumas espécies de aves endemicas.

Mauricio

Maurício Dalia (Ciências Ambientais, UFPE)
Maurício está cursando o último ano do curso e como parte da sua monografia está estudando a história evolutiva de Stigmatura napensis, cuja distribuição inclui duas populações completamente isoladas (S. n. napensis na Amazônia, e S. n. bahiae). O objetivo do trabalho é avaliar os limites de espécies dentro desse táxon, e iluminar a história evolutiva do complexo.

suzanySuzany Menezes (Ciências Ambientais, UFPE)

Suzany está cursando os últimos semestres da graduação e está colaborando com Luciano no laboratório, sendo responsável por sequenciar um grande número de amostras amazônicas. Em particular, ela está trabalhando na recuperação da história evolutiva de uma espécie fantasma. Trabalhando com DNA ancião (obtido de peles e nao de tecido fresco) o objetivo dela é conseguir extrair, amplificar e sequenciar DNA das únicas amostras disponíveis no mundo de Glaucidium mooreorum, as quais fazem parte do acervo da UFPE. Com essas amostras, iremos descobrir um pouco sobre a história do caburé-de-Pernambuco, uma espécie criticamente ameaçada de extinção .

 Iolanda Maria da Silva Pereira (Ciências Ambientais, UFPE)

Iolanda é bolsista PIBIC, e é responsável pela organização da coleção, atualização do banco de dados e georeferenciameto dos especimes. Ela está desenvolvendo o projeto intitulado ‘Georeferenciamento da Coleção de aves da UFPE: Uso de ferramentas espaciais no estudo dos padrões de distribuição de aves endêmicas da Caatinga’.

Marcos Vinicios Alexandre da Silva (Ciências Ambientais, UFPE)

Marcos está desenvolvendo seu projeto intitulado ‘Padrões de distribuição, riqueza e conservação de psittacídeos da Caatinga’ em colaboração com Flavia Pinto, do jardim Botánico do Rio de Janeiro. Os objetivos do projeto incluem descrever a distribuição de psittacideos (araras, papagaios e periquitos) na Caatinga, determinar como as variáveis ambientais explicam a distribuição e riqueza de espécies neste grupo, e avaliar o status de conservação das espécies dentro do atual sistema de unidades de conservação, indicando áreas prioritárias para conservação.

Jonathas Lins de Souza (Licenciatura em Ciências Biológicas, UFRPE)

Hevana Lima (Ciências Ambientais, UFPE)

Yuri Raia (Ciências Biológicas, UFPE)

Lilia Dark Nunes (Ciências Biológicas, UFPE)

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s